Desenvolvimento de propriedades rurais é foco de eventos do Sicredi
#Agro
A Sicredi Botucaraí RS/MG promoveu, no dia 13 de junho, dois importantes momentos voltados ao aumento dos resultados da produção do Agro, especificamente na bovinocultura do leite e pecuária, em parceria com o SEBRAE, quando esteve presente o palestrante e doutor em Zootecnia, Paulo César de Carvalho.
- Mostramos, com vários números, pesquisas e experiências de campo, que, quando a pecuária é bem executada junto com a lavoura, o produtor tem ganhos e isso é bom para a lavoura e bom para a pecuária. Se a pecuária é bem conduzia, ela é capaz de recuperar o solo da lavoura, melhorar a sua parte química e que o gado é capaz de trazer resiliência e estabilidade às lavouras de grãos, principalmente aqui nas lavouras do sul, onde as variações climáticas são muito grandes –, explicou Paulo César de Carvalho, falando sobre sua palestra para sensibilização do Programa ILP (Programa de Integração Lavoura Pecuária), que permite uma produção mais sustentável e baseada na otimização do uso dos recursos naturais para a bovinocultura de corte. Aberto ao público, esse momento recebeu pessoas que trabalham com lavoura e que podem incluir a produção de gado de corte.
O presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, reforçou que o principal foco do momento foi mostrar que a pecuária e agricultura podem ser trabalhadas juntas e que essa integração é possível e traz retorno positivo para a propriedade. “Há alguns anos começamos essa parceria com o Sebrae e esse agora foi um momento muito especial, com a proposta de levar conhecimento para agregar renda aos produtores, ao agronegócio, para aumentar a rentabilidade da atividade”, citou o presidente, lembrando que dez famílias de produtores rurais de Soledade e região poderão ter um acompanhamento técnico, com consultoria gratuita pelo Sebrae (custeada pela Sicredi Botucaraí RS/MG), pelo período de um ano, com o objetivo de fortalecer a lavoura com a presença da pecuária e levar melhores números para uma consistência ao produtor.
Neste mesmo dia aconteceu o início de mais uma turma do Programa PISA (Produção Integrada de Sistemas Agropecuários), segunda edição, que contará com 30 proprietários do ramo, da região (cinco de São José do Herval, três de Ibirapuitã e os demais de Soledade). O Programa PISA permite uma produção sustentável baseada na otimização do uso de recursos naturais para bovinocultura de leite, cujas experiências já estão sendo desenvolvidas por pecuaristas de Soledade.
reply Voltar share Compartilhar