Fontoura Xavier receberá peça teatral do Sicredi “ZumZumZum – A União faz a Vida”
#Teatro
Com 23 anos de atividade no município o programa levará o teatro para cerca de 450 crianças
Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste preparam-se para receber a circulação de mais um espetáculo apoiado pela Fundação Sicredi, que há anos viabiliza turnês nacionais de espetáculos. É a peça ZumZumZum – A União faz a Vida, sucesso entre 2013 e 2015, que está de volta com o texto de Renato Mendonça devidamente atualizado para a realidade de hoje, e agora com a direção de uma conceituada artista do Sul do Brasil, Inês Marocco, em encenação do Grupo Cerco. A peça estará em Fontoura Xavier, na tarde de 15 de maio, com apresentação para alunos do 1º ao 5º ano das redes municipal e estadual, a ser realizada Ginásio de Esporte do Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia.
Seguindo em turnê pelo Sul e Sudeste. A circulação terá, pela primeira vez, acessibilidade em todas as apresentações, com audiodescrição e LIBRAS. A nova montagem tem como público-alvo crianças de 4 a 11 anos e deverá visitar 95 cidades brasileiras até o primeiro semestre de 2024. A ação acompanha os irmãos Leona e Artur numa jornada de descoberta do valor da cooperação. A trama se desenrola parte na vida real dos irmãos, parte no reino da Rainha Mau-mau e de seu fiel escudeiro, Calafrio. Com a ajuda das abelhinhas, Leona e Artur evitam que a Rainha concretize sua ameaça de transformar nosso planeta em uma terra triste e egoísta. A questão das pessoas com deficiência é abordada na personagem Leona, que é cadeirante. A peça teatral retorna totalmente remodelada e atualizada. É uma experiência nova para as crianças, que compreenderão os conceitos de cooperação, união e reconhecimento da singularidade de cada um de forma lúdica e divertida.
“A arte é capaz de conscientizar os espectadores sobre várias questões. No caso do ZumZumZum, os irmãos Leona e Artur nos inspiram empatia, entusiasmo, determinação e cumplicidade. E provam como é importante estarmos atentos ao outro, entendendo que somos todos diferentes e complementares”, afirma o dramaturgo Renato Mendonça. O cuidado de produção e a qualidade do Grupo Cerco e da Dux Produções garantem levar a vários estados e a vários públicos um teatro de alta qualidade. É um esforço conjunto da produção e da Fundação Sicredi para que o primeiro contato com o teatro seja fascinante, o que garantirá nossos espectadores do futuro. “Queremos que ZumZumZum seja um estímulo a que nossos espectadores apreciem todas as formas de arte, especialmente o teatro”, complementa Mendonça.
Esta é a primeira vez que o grupo Cerco participa de um projeto desta envergadura, com apresentações pelo país inteiro. Inês Marocco afirma que para o grupo é uma honra e um prazer imenso fazer parte desta proposta de levar teatro para um público infanto-juvenil de escolas em locais e cidades que não tiveram ainda nenhum ou muito pouco contato com esta arte. “É um desafio, ao mesmo tempo que uma grande aventura a de levar o espetáculo para lugares não convencionais, onde teremos que lidar com diferentes espaços e demandas. Com certeza o grupo sairá desta experiência mais maduro e consciente da contribuição do teatro para o desenvolvimento social.”
O projeto ainda oferecerá aos professores do Programa A União Faz a Vida, gratuitamente, o curso virtual O Corpo Fala, sobre expressão corporal em sala de aula e uma aula da Escola de Espectadores de Porto Alegre, onde Renato Mendonça, autor do texto, entrevista integrantes da peça para que os professores conheçam o processo de montagem.
Não é de hoje que a Fundação Sicredi apoia a arte e possibilita levá-la a muitas cidades brasileiras. Durante o ano de 2022, a peça #Juntos, de Dedé Ribeiro, excursionou por 12 estados e Distrito Federal, totalizando um público de 21.546 espectadores em 80 teatros e locais de apresentações. O próprio espetáculo ZumZumZum – A União faz a Vida teve circulação de sucesso entre 2013 e 2015, seguida de Qual Vai Ser?, que percorreu 256 localidades entre 2015 e 2018, sendo uma das maiores turnês de uma peça nacional em número de cidades. Antes disso, foram realizadas as montagens de A Caravana dos Poupedis e Rir e poupar: é só começar. Todas as montagens e turnês aconteceram via Lei federal de Incentivo à Cultura e tiveram excelente retorno de público.
reply Voltar share Compartilhar